INVESTIMENTO
Por Agência Sergipe de Notícias | 23 de Jan de 2018, 13h51
Ginásio de esportes de Itabaiana está 90% concluído
Com recursos de R$ 13.599.402,40, oriundos do Sergipe Cidades, obra está na reta final
Compartilhar
Ginásio de esportes de Itabaiana está 90% concluído

Ginásio será um marco para o esporte em Itabaiana / Fotos: Jorge Reis/Danilo Menezes / Seinfra

As obras do maior ginásio do interior sergipano chegam a sua reta final e, muito em breve, a população de Itabaiana, bem como das cidades circunvizinhas, terão à sua disposição um espaço moderno para a prática de diversas modalidades esportivas. Com 90% dos serviços executados, o ginásio de Itabaiana fica entre as ruas Coronel Sebrão, Leandro Maciel e Coronel José Ribeiro. O espaço tem 5.558,67 m² de construção em uma área de 21.973,15 m² e recebeu investimentos na ordem de R$ 13.599.402,40, oriundos do Programa Sergipe Cidades.


De acordo com o secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o ginásio é uma das obras mais relevantes construídas no interior sergipano voltadas ao esporte. “Esse ginásio integra as ações do governo do Estado que promovem a valorização das atividades esportivas, culturais e de lazer. Será um marco para a massificação da prática de diversos esportes, bem como na contribuição do desenvolvimento humano, social não apenas para os itabaianenses, mas também para os moradores das cidades vizinhas, uma vez que ele segue os padrões nacionais em construções do gênero, sendo o seu piso sintético monolítico e flexível de poliuretano PU e, como forma de homenagear os moradores, as cores do piso são as mesmas da bandeira do município. Trata-se de um projeto arrojado, moderno, construído com materiais de primeira qualidade e que fortalecerá a inserção da comunidade no esporte, sobretudo das crianças e jovens”, enfatiza o secretário.

A edificação consiste em uma estrutura com 16 pilares em vários níveis, cada um com 12 metros de altura, arquibancadas em 11 níveis com guarda-corpo de proteção e guarda-corpo metálico e capacidade para 2.546 torcedores, piso de alta resistência, de concreto desempolado e concreto polido, banheiros e vestiários, cabines para os profissionais de imprensa, além de modernos sistemas de água, esgoto, drenagem e incêndio. A cobertura é de telha em alumínio ondulado e na iluminação foram utilizadas luminárias industriais sem vidro e alojamento redondo.

A área externa terá 9.267 m² de pavimentação com bloco intertravado, o estacionamento capacidade para 220 veículos, bicicletários, e em todo o entorno, 16 postes de concreto com luminárias de quatro pétalas assegurará a iluminação. O direito a acessibilidade às pessoas com dificuldades de locomoção foi garantido com a construção de 16 rampas estrategicamente posicionadas, aplicação de piso táctil, construção de sanitários exclusivos para pessoas com mobilidade reduzida e uma rampa na entrada principal. O projeto paisagístico contemplará 1.410 unidades de plantas de várias espécies e 3.337 m² de grama verde-esmeralda, sendo que as árvores existentes no terreno foram preservadas. O público e os veículos terão acesso por uma entrada principal, porém, foram construídas outras duas para fins específicos.

Os serviços

Atualmente,  58 profissionais trabalham na conclusão das instalações elétricas e de louças sanitárias, pintura interna e externa, término dos banheiros, vestiários, calçadas e pavimentação externa e acabamentos.

Posteriormente, será feita a finalização da instalação dos guarda-corpos, degraus de acesso ao pavimento superior, implantação do projeto paisagístico, instalação da traves de futebol de salão, vôlei e estruturas de basquete e suas as respectivas redes e os acabamentos finais.

Morador das proximidades da intervenção, Cristian Lopes, 16 anos, se mostra satisfeito com a obra. “Costumo jogar futsal com meus amigos, tanto na rua como em campo de pelada, com certeza esse ginásio será muito importante para os jovens e demais praticantes de atividades esportivas”, afirma o estudante do 8º ano do ensino fundamental.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.