REFORÇO
Por Ascom | 02 de Mar de 2018, 19h02
Governo garante apoio Capela ameaçada em Estância
Templo que fica localizado na Praia do Saco, corre riscos e necessita de obra de contenção no local.
Compartilhar
Governo garante apoio  Capela ameaçada em Estância

A prefeitura de Estância, através da Secretaria de Comunicação, informou que o material para início das obras já estava disponível no local

Histórico
No último dia 23 de fevereiro, o juiz federal da 7ª Vara, Rafael Soares de Souza, determinou a interdição da capela, autorizando também sua montagem e remontagem em outro local. Na mesma decisão, o juiz negou o pedido da prefeitura de Estância para construção de obras de contenção no local. Na quarta-feira (28), o prefeito Gilson Andrade viajou à Recife para uma reunião no Tribunal Regional Federal da 5ª Região. O objetivo era buscar uma solução a respeito do avanço do mar sobre a capela. Já na tarde desta quinta-feira (1º), a liminar foi expedida pelo desembargador César Arthur Cavalcanti de Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), autorizando aUnião, ao estado de Sergipe e ao município de Estância a realização das obras emergenciais para a proteção da capela e de seu entorno, ficando dispensado o licenciamento ambiental.

A notícia agradou a todos, visto que a pedido do governador Jackson Barreto, a Adema já havia emitido um parecer sobre o assunto, com o intuito de contribuir na execução das obras de contenção.  O presidente da Adema, Francisco Dantas salientou a importância da agilidade na contenção e destacou a disponibilidade do governo em ajudar no que for preciso. “O próximo passo será o município fazer a obra de contenção. Os secretários do município de Estância já estiveram aqui e disseram que eles irão fazer isso rapidamente. O governador do Estado também se colocou à disposição do município de Estância para se somar, a fim de que essa obra de contenção seja rapidamente realizada, por conta das grandes marés de março. Tudo está resolvido. A obra é emergencial e será feita na maior rapidez possível”, disse Dantas.

O padre Genivaldo, que juntamente com a Diocese de Estância vem acompanhando a situação e participando ativamente na preservação da capela, agradeceu a sensibilidade do governador. “Quero agradecer ao governador por ter se colocado à disposição. Por ter dado essa mão amiga. Desde o ano de 2016, nós vínhamos lutando e alertando sobre a situação da igreja e também a situação dos bugueiros. Graças a Deus, a luta do povo e da Associação dos bugueiros foi recompensada”.

Governo garante apoio  Capela ameaçada em Estância

Logo após as ações no município de Santa Luzia do Itanhi, o governador Jackson Barreto seguiu para a cidade de Estância - mais precisamente para a Praia do Saco -, onde está localizada a Capela Nossa Senhora da Boa Viagem, construída no século XVI pelos jesuítas na faixa litorânea da cidade. Acompanhado do presidente da Adema, Francisco Dantas, do conselheiro do Tribunal de Contas, Carlos Pina, o governador conferiu de perto as reais condições sobre a área que cerca a Capela e que tem sofrido grandes erosões por conta do avanço do mar.

Enquanto ouvia as solicitações dos moradores e representantes de bares e restaurantes, bem como dos bugueiros – sobre a situação do povoado em relação às questões ambientais -, Jackson foi informado, através da Secretaria de Comunicação do município, que as obras de contenção já estavam prontas para ser iniciadas.

"Estou disposto a colaborar com a manutenção da igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem e com a manutenção da renda dos trabalhadores, que sobrevivem aqui fazendo passeio de Buggy e no ramo de bares e restaurantes, mas é preciso que procuremos os meios legais para dar andamento às reivindicações. Eu, o secretário da Seinfra, Valmor Barbosa, o secretário do Turismo, Fábio Henrique, e o diretor da Adema, Chico Dantas, nos comprometemos em colaborar com a população da Praia do Saco", declarou o governador.

Governo garante apoio  Capela ameaçada em Estância
Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.