DEFESO
Por FAN F1 | 20 de Jan de 2018, 12h23
Ibama apreende dois mil caranguejos na feira de Itabaiana
Uma parte dos crustáceos já foi devolvida ao mangue
Compartilhar
Ibama apreende dois mil caranguejos na feira de Itabaiana

Os períodos de proteção da reprodução do caranguejo-uçá acontecem em janeiro e março

Agentes do Ibama apreenderam na manhã deste sábado, 20, na feira de Itabaiana, aproximadamente dois mil caranguejos da espécia uçá que estavam sendo vendidos de forma irregular. Os feirantes não apresentaram a declaração de estoque, que é necessário por causa do período do defeso. Os números de pessoas autuadas e multas aplicadas ainda não foram divulgados.

De acordoo 0 chefe da divisão técnica do Ibama, Luciano Bazoni, a operação de fiscalização foi iniciada na última quinta-feira, 18, e, além de Itabaiana, também já passou pelos municípios de Brejo Grande, Pirambu, Estância, São Cristóvão e  Itaporanga. No total, cerca de três mil caranguejos já foram apreendidos em bares, restaurantes e feiras lives.

Uma parte dos crustáceos já foi devolvida ao mangue e o mesmo será feito com os caranguejos apreendidos no dia de hoje.

Os períodos de proteção da reprodução do caranguejo-uçá  acontecem em janeiro e março, quando ficam proibidos a  captura, transporte, industrialização, beneficiamento e comercialização do crustáceo. Além de Sergipe, a  proibição acontece nos estados do Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia.

A proteção da reprodução corresponde aos períodos conhecidos como “andada”, quando machos e fêmeas saem de suas tocas para acasalar e colocar ovos.Os animais ficam mais vulneráveis à captura nesse momento, que corresponde às luas cheia e nova.

Estabelecimentos com atividades relacionadas ao uso do caranguejo-uçá deverão informar ao Ibama ou ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a relação detalhada dos estoques do animal até o último dia útil que antecede cada período de andada.

Períodos de proibição em 2018:

• 1° período: 2 a 7 de janeiro e de 17 a 22 de janeiro;
• 2° período: 1º a 6 de fevereiro e de 16 a 21 de fevereiro;
• 3° período: 2 a 7 de março e de 18 a 23 de março.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.