eleições 2020
Por | 15 de Nov de 2020, 11h25
Pela primeira vez, eleições contam com Central de Libras
Compartilhar
Pela primeira vez, eleições contam com Central de Libras

A iniciativa é pioneira no Brasil e foi idealizada no TRE-SE

Este ano, o eleitorado sergipano que se comunica através da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS tem à disposição o serviço de intérprete da Central de Libras do Tribunal Regional Eleitoral - TRE/SE - para tirar as dúvidas e para se comunicar com Coordenadores de Acessibilidade em todos os locais de votação.

O serviço foi idealizado pelo TRE-SE e, pela primeira vez, será disponibilizado nas eleições no Brasil. O secretário da Comissão de Acessibilidade, Marcelo Gerard, divulgou essa iniciativa no Grupo Nacional de Acessibilidade da Justiça Eleitoral e compartilhou a documentação referente à contratação de intérpretes. O projeto teve ótima receptividade: outros TREs também adotarão a ideia já nestas eleições.

Não apenas o serviço da Central de Libras estará disponível, mas também os Coordenadores de Acessibilidade estarão presentes em todos os locais de votação do Estado para auxiliar as pessoas com deficiência. A criação dos Coordenadores de Acessibilidade também é iniciativa do TRE-SE, que os utiliza desde 2008 na 27ª ZE. Para as Eleições 2020, o TSE indica que todos TREs disponibilizem Coordenador de Acessibilidade, reconhecendo assim a importância de disponibilizar esse tipo de atendimento

Como funciona 

No dia da eleição, o cidadão poderá entrar em contato com a Central de Libras do TRE-SE realizando uma ligação de vídeo para 79-9-9650-6903ou 79-9-9950-4513, podendo assim sanar dúvidas relacionadas a locais de votação, procedimentos de prioridade, número da seção eleitoral dentre outras.

Outra forma de utilizar o serviço é realizando uma ligação de vídeo do local de votação, na companhia do Coordenador de Acessibilidade, para que possa se comunicar com eficiência com este colaborador da Justiça Eleitoral, havendo assim a interpretação simultânea da conversa.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.