saúde pública
Por PML | 18 de Jul de 2022, 23h18
Prefeitura de Lagarto realiza mutirão de cirurgia de catarata
Compartilhar
Prefeitura de Lagarto realiza mutirão de cirurgia de catarata

Nos dias 15 e 16 de julho ocorreu mais um mutirão de cirurgias de catarata. em Lagarto

A Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria de Saúde realizou nos últimas dias 15 e 16 de julho, mais um mutirão de cirurgias de catarata. Desde a pandemia as cirurgias são realizadas por bloco de horário. Cada paciente deve respeitar seu horário, evitando assim, aglomeração.

A Secretaria de Saúde disponibiliza transporte para locomoção dos pacientes, que passam pelo procedimento no Centro Oftalmológico de Sergipe - IOSE -, localizado no município de Itabaiana.

A cirurgia é realizada primeiramente em apenas um dos olhos, com retorno depois de um período determinado, para realização no segundo olho, evitando assim possíveis complicações e gerando maior facilidade de adaptação para os pacientes.

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. A maioria dos casos de catarata desenvolve-se lentamente ao longo de anos. O principal sintoma é a visão embaçada, como se a pessoa estivesse olhando por um vidro opaco. Quando a catarata interfere nas atividades normais do indivíduo, o cristalino embaçado pode ser substituído por lentes artificiais transparentes.

O usuário que possui problema de catarata, pterígio ou glaucoma e que precisa passar pelo procedimento cirúrgico, deve comparecer até a Secretaria Municipal de Saúde, portando RG , cartão do sus, comprovante de residência e solicitação médica.

Fonte e foto: PML

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.