saúde pública
Por PML | 27 de Abr de 2022, 15h56
Prefeitura passará a oferecer nova forma de prevenção ao HIV em Lagarto
Município contará com a disponibilização do serviço no centro de testagem
Compartilhar
Prefeitura passará a oferecer nova forma de prevenção ao HIV em Lagarto

Almir Santana, da Gerência Estadual de ISTs, participou de capacitação sobre o novo serviço

A Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria de Saúde, passará a ofertar na próxima semana, um novo serviço voltado à prevenção ao HIV. Na última segunda-feira, 18, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, foi realizada uma capacitação da rede municipal, sobre a implementação do serviço de Profilaxia Pré Exposição ao HIV - PrEP - e o fortalecimento da Profilaxia Pós Exposição - PEP - no município de Lagarto.

A PrEP consiste no uso diário de antirretrovirais em pessoas não infectadas e que estejam mais suscetíveis à infecção pelo HIV.

Lagarto contará com a disponibilização deste serviço, no Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA -, tanto para atendimento/ acompanhamento, quanto como Unidade Dispensadora de Medicamento, funcionado de segunda a sexta.

A capacitação contou com a participação do palestrante Almir Santana, da Gerência Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis, e a organização das equipes da vigilância epidemiológica, atenção primária, assistência farmacêutica e atenção especializada da Secretaria de Saúde. Estavam participando como ouvintes, as equipes de saúde da família do município, gerentes das Unidades Básica de Saúde, CTA e representantes do Hospital Universitário de Lagarto.

O evento representa um marco importante para a saúde do município, considerando as medidas de enfrentamento às infecções sexualmente transmissíveis e também para eliminação de preconceitos, estigmas e estereótipos relacionados a temática.

Fonte e foto: PML

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.