Janeiro Branco
Por Ascom Socorro | 14 de Jan de 2021, 10h38
Socorro adere à campanha nacional de promoção dos cuidados à saúde mental
Ação destaca a importância do acompanhamento psicológico
Compartilhar

A saúde mental é tão importante quanto a saúde física, mas sabemos que nem sempre damos a atenção necessária para nossa mente, foi pensando nisso que a Secretaria Municipal de Saúde - SMS - de Nossa Senhora do Socorro aderiu ao Janeiro Branco. A campanha nacional foi criada para alertar a população sobre os cuidados com a saúde mental.

Durante o ano inteiro, a atenção e cuidados necessários são oferecido aos socorrenses com o trabalho e auxílio de psicólogos e psiquiatras, além dos atendimentos nos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS -, do Núcleo de Atenção à Saúde da Família - NASF - e do Centro de Especialidades Médicas. Na mobilização da campanha do Janeiro Branco não é diferente.

Mesmo com a pandemia do novo Coronavírus, novos programas de suporte psicológico foram criados. Nesse momento em que devemos cuidar ainda mais da nossa saúde mental, o suporte é essencial e a SMS procura atender desde a população em geral a seus próprios funcionários e profissionais da saúde. Os atendimentos são virtuais, por chamada de voz e vídeo e em algumas situações se tornam presenciais.

Por exemplo, os atendimentos aos usuários do CAPS sofreram alterações. A coordenadora de Atenção à Saúde Mental, Joelma Souza, explicou que tudo foi ajustado para que ninguém ficasse desatendido. “Foi adotado o esquema de visita domiciliar em alguns casos, para evitar o deslocamento até a unidade, além do suporte remoto, com vídeos gravados pelos profissionais direcionado ao paciente”, relatou.

A psicóloga e coordenadora do NASF, Karoline Almeida, disse que o atendimento psicológico é essencial para trabalhar os níveis de ansiedade, medo, raiva, depressão, insegurança e demais transtornos, sejam relacionados ao período difícil que vivemos ou não.

Karoline relatou ainda alguns fatores que auxiliam a promoção do bem-estar. “É importante que o indivíduo apresente cuidados de forma geral, desde a realização de atividades físicas, manter uma alimentação saudável, ter uma boa noite de sono e momentos de lazer, evitar situações estressantes e exaustivas”, explica.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.