Desenvolvimento
Por Ascom | 13 de Jun de 2022, 21h25
Zezinho Sobral: “Sergipe tem potencial para se consagrar como a nova estrela do gás”
Sergipe atrai olhares de investidores do Brasil e do mundo, diz parlamentar
Compartilhar
Zezinho Sobral: “Sergipe tem potencial para se consagrar como a nova estrela do gás”

Zezinho Sobral: Sergipe caminha nos trilhos do desenvolvimento

Sempre atento e atuante nas ações de promoção do desenvolvimento de Sergipe, o deputado estadual Zezinho Sobral, PDT, participou da solenidade que marcou a assinatura do Protocolo de Intenções entre o Governo do Estado e a Petrobras para a expansão e comercialização de gás natural. O objetivo é desenvolver ainda mais a cadeia do Petróleo, Gás e Fertilizantes no Estado e despertar potenciais investidores ou grandes consumidores de gás natural através de contratos de longo prazo a ser produzido no projeto Sergipe Águas Profundas - SEAP.

De acordo com Zezinho Sobral, que é líder da bancada governista na Assembleia Legislativa, Sergipe atrai olhares de investidores do Brasil e do mundo e trabalha para desenvolver mecanismos de avanços para o ambiente de negócios, criando condições de competitividade para o petróleo e gás natural, diante das descobertas e dos investimentos anunciados pela Petrobras para o estado nos próximos anos.

“Este é um novo momento de independência de Sergipe para o presente e o futuro, com a perspectiva de que o estado possa buscar o estímulo com a chegada de novas empresas, a vinda de estruturas para viabilizar a conexão do gás que será produzido aqui em águas profundas mas, principalmente, do Terminal de Regaseificação da Celse, que já está em funcionamento. Então, conectar o Terminal ao Nordestão, que é o Gasoduto do Nordeste, permitirá que esse gás possa ser consumido em qualquer estado do Brasil”, afirmou Sobral.

“Temos um grande potencial e as coisas estão se concretizando com a capacidade de lançar esse gás para ser consumido e, assim, ampliar a produção industrial, a produção de fertilizantes, dentre outras inúmeras ações que podem ser realizadas. Sergipe caminha nos trilhos do desenvolvimento e conseguimos atrair os olhares de novos investidores”, complementou.

A oferta de gás representa um grande atrativo de empreendimentos com consumo intensivo de gás. O Protocolo de Intenções visa, também, externar o propósito de prospecção e estruturação de oportunidades de negócios como fornecimento de gás natural para consumidores existentes e para novos consumidores incentivando o desenvolvimento industrial com uso de gás natural proveniente do campo de Sergipe, seja como matéria-prima ou como geração de energia e calor.

“Com a garantia do suprimento do gás natural e a previsibilidade do seu preço, os grandes projetos comuns intensivos do gás natural serão alavancados. É a oportunidade que nosso estado tem para fortalecer parcerias com os potenciais interessados em contratar suprimentos de gás natural a ser produzido no SEAP. Existem estudos de viabilidades para a implantação de novos empreendimentos intensivos de gás natural. Se observarmos como foi positiva a retomada da Unigel Agro para fortalecer a cadeia produtiva de fertilizantes no Brasil, a produção de cerâmica no Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro, fábrica de vidros, a ação da Termelétrica da Celse, percebemos que Sergipe caminha bem e abre portas para novas empresas. É um trabalho efetivo de conectar o Terminal ao Nordestão ao gasoduto principal, mas é também atraindo investimentos, permitindo que indústrias implantem aqui”, destacou Zezinho Sobral.

O deputado destacou, ainda, que Sergipe vem desenvolvendo uma política de promoção de maior competitividade para o gás natural no estado, através da redução do ICMS do gás para uso industrial e veicular, ações aliadas aos incentivos fiscais previstos no Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI). “Sergipe se consagra como a nova estrela do gás! Está consolidado com Polo de Fertilizantes associado à oferta de gás offshore, capaz de viabilizar a atração de investimentos do setor, promover o fortalecimento da cadeia produtiva de fertilizantes, geração de emprego e renda (diretos e indiretos). Sergipe cresce e se consolida no cenário nacional e se tornará, em breve, uns dos maiores polos de gás do país, ampliando o suprimento na região Nordeste”, enalteceu o deputado.

“Já temos a energia eólica, energia elétrica, etanol, hidroelétrica e reforçamos o nosso potencial imenso de produção de gás e petróleo em águas profundas. Precisamos explorar o que vem da nossa terra. Sergipe já atrai olhares do mundo. Não é uma expectativa de futuro somente. As coisas estão acontecendo em Sergipe. Os investimentos iniciam já este ano, utilizando o que já temos. Qual o terminal de acesso de gás no Brasil hoje? O Terminal de Regaseificação da Celse que está aqui em Sergipe”, reforçou Zezinho Sobral.

Presenças

A assinatura do Protocolo de Intenções entre o Governo do Estado e a Petrobras para a expansão e comercialização de gás natural contou com a presença do governador Belivaldo Chagas, o diretor de refinos e gás natural da Petrobras, Rodrigo Costa, do secretário de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho, o superintendente executivo da Sedetec, Marcelo Meneses, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), José Matos, o diretor-presidente da Agência Reguladora de Sergipe (Agrese), Luiz Hamilton Santana, o secretário executivo do Fórum Estadual de Petróleo e Gás, Márcio Félix, o diretor-presidente da TAG, Gustavo Labanca, o CEO da Celse, Glauco Campos, o diretor da Unigel Agro, Eduardo Barreto, entre outras autoridades.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.