Operação
Por Terra | 02 de Jun de 2021, 09h49
Governador do AM é alvo da PF por desvio de verba da Covid
Investigação suspeita de fraude com recursos para enfrentar a pandemia
Compartilhar
Governador do AM é alvo da PF por desvio de verba da Covid

Governador Wilson Lima: casa alvo de busca e apreensão

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira operação para cumprir seis mandados de prisão e 19 de busca e apreensão no âmbito de investigação sobre suspeita de fraudes e superfaturamento em contratos voltados para o enfrentamento à Covid-19 no Amazonas, um dos Estados mais afetados pela pandemia no Brasil.

A PF informou em nota que as investigações apontaram que a cúpula do Governo Estadual teria orientado funcionários do alto escalão da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas a realizar contratação fraudulenta de um hospital de campanha para favorecer grupo de empresários locais.

Uma fonte com conhecimento da operação disse que a casa do governador do Estado, Wilson Lima, PSC, foi alvo de busca e apreensão. A PF não divulgou os nomes dos alvos da ação.

Os mandados foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça - STJ -, que também decretou o sequestro de bens e valores no total de 22,8 milhões de reais, segundo a polícia.

De acordo com a PF, o hospital de campanha alvo da investigação "não atende às necessidades básicas de assistência à população atingida pela pandemia de Covid-19, bem como coloca em risco de contaminação os pacientes e os funcionários da unidade."

Contratos das áreas de conservação e limpeza, lavanderia hospitalar e diagnóstico por imagem firmados com o governo do Amazonas em relação ao hospital de campanha também contêm "indícios de montagem e direcionamento de procedimento licitatório, prática de sobrepreço e não prestação de serviços contratados", acrescentou a PF.

Procurados, o governo do Amazonas e a Secretaria de Saúde do Estado não responderam de imediato a um pedido de comentário sobre a operação.

O Amazonas sofreu um colapso no sistema de saúde no início deste ano devido a uma explosão de casos de Covid-19, quando hospitais ficaram sem oxigênio e pessoas morreram sem atendimento.

Suspeitas de desvios de recursos enviados pelo Governo Federal aos Estados para enfrentar a pandemia também serão investigados pela CPI da Covid no Senado, que, inclusive, já aprovou a convocação do secretário de Saúde do Amazonas e do governador do Estado para prestar depoimento.

Fonte: Terra

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.