aliança
Por Carta Capital | 20 de Jan de 2022, 11h00
‘Já há decisão de apoio a Lula. O PSB estará com a gente’, diz Gleisi Hoffmann
Compartilhar
‘Já há decisão de apoio a Lula. O PSB estará com a gente’, diz Gleisi Hoffmann

Ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse nesta terça-feira 18 que o partido já conta com o apoio do PSB a Lula nas eleições presidenciais de outubro. Resta, agora, definir a modalidade da aliança: uma federação ou uma simples coligação.

“Já tem uma decisão de apoio ao presidente Lula (…) O PSB estará com a gente, se não na federação, numa coligação. Mas vamos fazer um esforço para ter a federação, que dá mais nitidez ao campo político, é importante para o processo que estamos vivendo”, declarou a deputada federal a jornalistas após evento na Fundação Perseu Abramo.

Gleisi ainda afirmou que se reunirá nesta semana com o presidente do PSB, Carlos Siqueira, para avançar nas tratativas. “Vamos conversar com os estados, sou otimista.”

O cenário eleitoral em alguns estados tem apresentado obstáculos às conversas entre PT e PSB. Em São Paulo, por exemplo, os petistas não abrem mão de lançar Fernando Haddad ao governo – a avaliação do partido é de que o ex-prefeito da capital paulista tem “maior capacidade de aglutinar”. Enquanto isso, os socialistas desejam apresentar o nome de Márcio França para a disputa.

Em Pernambuco, o PT levantou o nome do senador Humberto Costa para a sucessão de Paulo Câmara (PSB), que está no último ano de seu 2º mandato. O argumento petista é de que os pessebistas não apresentaram, até aqui, um postulante para a eleição.

Nesta terça 18, Câmara defendeu que a aliança nacional entre PSB e PT não seja dificultada por “questões locais”. Para ele, é preciso garantir primeiro que o PSB apoiará a candidatura de Lula para, depois, avançar em apoios regionais entre as siglas. As declarações foram dadas em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

 

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.