SALVO-CONTUDO
Por PODER360 | 05 de Out de 2017, 20h11
Justiça do DF autoriza plantar maconha para fins medicinais
Decisão da 1ª Turma criminal foi unânime
Compartilhar
Justiça do DF autoriza plantar maconha para fins medicinais

Cannabis sativa é a planta que serve como base para maconha

LUIZ FELIPE BARBIÉRI 
05.out.2017 (quinta-feira) - 17h43
atualizado: 05.out.2017 (quinta-feira) - 18h18

A Justiça do Distrito Federal autorizou uma família a plantar maconha para ajudar no tratamento da filha de 16 anos que tem 1 problema neurológico. A decisão da 1ª Turma Criminal foi unânime e inédita no Tribunal.

A Justiça concedeu à família 1 salvo-conduto para manter a plantação em casa sem correr o risco de prisão. A adolescente já vinha passando pelo tratamento, mas seus pais corriam o risco de serem punidos com base na Lei Nacional de Drogas.

A decisão contraria sentença de 1º instância que havia negado o direito. A defesa então recorreu e obteve ato favorável.

Votaram para permitir a plantação os desembargadores George Lopes Leite, a desembargadora Sandra de Santis (mulher de Marco Aurélio Mello do STF) e o desembargador Carlos Pires.

O caso

Aos 3 anos, a adolescente, portadora da Síndrome de Silver Russell, sentiu fortes dores de ouvido e foi medicada com Nimesulida (remédio convencional).

A substância provocou 1 edema cerebral que levou a  uma hemiparesia (lado direito paralisado). A garota desenvolveu uma dor crônica e passou a ter convulsões diárias.

Após recorrer a tratamentos convencionais, a família da adolescente começou a usar o canabidiol. A importação da substância, entretanto, é burocrática e cara. Segundo a advogada Daniela Tamanini, que atuou na defesa da paciente, duas seringas com cannbidiol  podem ser importadas por US$ 1.200, mas demoram a chegar.

“Depois de comprar a demora é de 2 meses para ser entregue. Mas o tratamento deve ser contínuo. A única forma de se ter acesso ao tratamento com canabidiol no Brasil é plantando”, afirmou.

 

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.