investigação
Por O Globo | 26 de Mai de 2021, 11h40
Senador quer convocar Bolsonaro na CPI da Covid
Compartilhar

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou um requerimento na CPI da Covid para convocar o presidente Jair Bolsonaro, na condição de testemunha. Segundo Randolfe, é preciso que Bolsonaro explique os "graves fatos" que contribuíram para mais de 450 mil mortes em decorrência da pandemia no Brasil. Para que ele seja convocado, é preciso que a comissão aprove o requerimento, mas vários senadores entendem que a CPI não pode convocar o presidente da República. Até hoje, nenhum presidente foi chamada para falar numa CPI.

"A cada depoimento e a cada documento recebido, torna-se mais cristalino que o Presidente da República teve participação direta ou indireta nos graves fatos questionados por esta CPI", escreveu o senador em seu depoimento.

Ele citou alguns "exemplos emblemáticos". O principal, segundo Randolfe, é "o boicote sistemático à imunização da população, deixando de adquirir vacinas da Pfizer em 2020 e no primeiro trimestre de 2021, atacando a China e a vacina Coronavac, colocando em risco o fornecimento do IFA [ingrediente farmacêutico ativo] das duas principais vacinas aplicadas no Brasil.

O senador também mencionou o "combate às medidas preventivas, como o uso de máscaras e o distanciamento social"; o estímulo a "medicamentos sem eficácia comprovada e e à tese da imunidade de rebanho"; as omissões e falhas no fornecimento de oxigênio aos hospitais do Amazonas no começo do ano; as omissões na compra de insumos e medicamentos para as UTIs; as omissões na proteção dos índios e quilombolas.

 
Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.