Reportagem Especial

Tanuza Oliveira

Compartilhar

Prefeitura de Lagarto investe em infraestrutura e transforma município no maior canteiro de obras de Sergipe

Um novo cenário

Localizado na região centro sul de Sergipe, Lagarto é um dos principais polos econômicos e o maior município genuinamente do interior do Estado. Nestes últimos meses, a cidade vive um movimento de reestruturação que já se traduz num novo cenário da sede aos povoados, e respalda o projeto da atual gestão municipal de proporcionar mudanças socioeconômicas a partir de ações estruturantes de mobilidade urbana, educação e saúde.

Lagarto vive um novo momento de crescimento e valorização dos cidadãos
Valmir Monteiro: “Quero fazer da ação política um bem-comum”

CANTEIRO DE OBRAS

Nestes quase dois anos à frente da administração, Valmir transformou Lagarto no maior canteiro de obras do Estado de Sergipe. Na sede e em diversos povoados, o cenário é de construções em andamento, todas elas devidamente em dia – e aí entram recursos próprios, do Estado e da União.

Centro de Controle de Zoonoses: ampla reforma proporcionou melhorias nas instalações e no atendimento
O projeto da atual gestão é implantar ciclovias em pontos estratégicos do município e construir um novo conceito de mobilidade urbana em Lagarto

EBULIÇÃO

São reformas e construção de escolas e creches; readequação de unidades de saúde; reestruturação no mercado municipal; pavimentação asfáltica e a paralelepípedo; implantação de redes de drenagem e esgoto; construção e reforma de praças e espaços públicos; abertura de ciclovias extensas e fundamentais, reforma do matadouro municipal; retomada de grandes obras, como as da entrada da cidade- vinda da Colônia Treze- e a construção do mercado da própria Colônia Treze, com recursos do município. Enfim, Lagarto é uma cidade em ebulição no capítulo obras e realizações.      

CAPS AD III e Unidade de Acolhimento Adulto Residencial Júlia Nogueira, atendimento 24 horas aos usuários de álcool e drogas
Pavimentação de ruas no bairro Cidade Nova (Vaca Atolada)
A gestão buscou recursos do Governo Federal de R$ 6,3 milhões, que serão investidos na construção da nova entrada da cidade: emenda de André Moura

ECONOMIA LOCAL

Um esforço diário que está transformando a cidade, fortalecendo a economia local e trazendo melhorias para as quase 110 mil pessoas que compõem a sua população. E qual o segredo para tanta ação positiva em época de crise? Para Valmir, a retração da economia não pode ser empecilho para um gestor público que tenha projetos. “Ter projetos é fundamental”, reforça o prefeito lagartense, que está pela segunda vez no comando do Executivo municipal.

Pavimentação asfáltica no bairro Alto da Boa vista até o residencial Dr. João Almeida

PARCERIAS E IPTU

“A gente vai atrás. A gente busca parcerias, investe bem os recursos próprios - tem muita coisa feita com o dinheiro do IPTU, por exemplo -, adequa e realiza cortes, quando necessários. O que não podemos é deixar de fazer. Fomos eleitos para isso. A população nos confiou essa tarefa, porque acredita que possamos também enfrentar os momentos difíceis. O importante é trabalhar e cuidar bem do nosso município”, pontua o gestor.

Obra na Creche Bairro Pratas: Capacidade de atendimento para até 188 crianças
O matadouro municipal já passou por reformas. Estão sendo realizadas adequações recomendas pela Vigilância Sanitária e Ministério Público
A praça José Domingos Vieira passa por uma reforma completa que trará mais vida ao Centro de Lagarto

EMOÇÃO

Há um cuidado que transparece nas palavras desse lagartense por adoção – Valmir nasceu na vizinha Salgado – e que nutre um incondicional amor pela cidade que o acolheu há mais de 30 anos. Valmir Monteiro se emociona ao falar de Lagarto e das possibilidades que tem à frente da administração municipal. Aliás, gratidão é algo que ele não esconde. 

A sede da Secretaria Municipal de Saúde foi completamente reestruturada

EMOÇÃO II

“Tudo que eu sou devo a Lagarto e só posso pagar com muitas obras, com atenção e com carinho ao seu povo. Quero ver a cidade bonita, organizada, com desenvolvimento e com o povo feliz. Aos poucos, estamos arrumando as coisas e construindo uma nova Lagarto. Não é conversa não. É o que estamos realizando, e vamos fazer muito mais”, garante Valmir.

Reforma da Unidade Josefa Barbosa dos Reis Romão, no bairro Ademar de Carvalho
Unidade Móvel Odontológica cuidando da saúde bucal do povo de Lagarto
Centro Especializado em Reabilitação, parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Lagarto: Valor da obra: 3. 665 milhões de reais

PROPOSTA

No momento em que dá essas informações, Valmir Monteiro interrompe a conversa e parece ter encontrado uma forma melhor de falar da “sua nova Lagarto”. Faz à equipe do JLPolítica uma proposta que não deixa espaço para recusa: conhecer de perto e na prática um pouco do que a administração municipal vem realizando. 

Renovação dca frota da secretaria, incluindo ambulâncias, que circulam nos povoados, e uma van Ducatto, com elevador para acesso de pessoas com deficiência

75 OBRAS

“Porque o bom mesmo é que vocês vejam o que estamos fazendo. É coisa que não acaba mais”, vibra o prefeito. E fomos ver parte das realizações da sua gestão durante uma manhã de visita à terra de Sílvio Romero. Porque, para ver tudo, talvez três dias não fossem suficientes. “Pelo nosso levantamento, estamos com 75 obras em andamento. Nenhuma delas deixará de ser inaugurada nestes pouco mais de dois anos que nos restam”, garante o prefeito. O convite vale para você também, leitor. Veja uma pequena mostra do muito que está sendo feito pela transformação em Lagarto.

Projeto do Mercado da Colônia Treze