Aparte
Opinião - Zé de Julião: a saga de um ex-cangaceiro de Lampião

[*] Rangel Alves da Costa

A construção de“Zé de Julião: a saga de um ex-cangaceiro de Lampião”, foi um trabalho duro, árduo, demorado e até cansativo. Mas também prazeroso, motivador, instigante e de imensa satisfação.

Uma pesquisa e o desenvolvimento de tema tão instigante e importante na história sertaneja, certamente que mais anima que causa desolação.

Eu e Manoel Belarmino já tínhamos em mente o esboço, o pedestal, a estrutura, através das pesquisas que já vinham desde os escritos e anotações de Alcino Alves Costa. 

Mas como contar num livro, ou construir uma obra que percorresse toda a trajetória de vida, desde a infância à morte deste que é tido por muitos como o personagem mais importante da história de Poço Redondo? 

Como contar em detalhes, passo a passo, a grandiosa saga deste bravo sertanejo chamado José Francisco do Nascimento - Zé de Julião, ou ainda o cangaceiro Cajazeira, esposo da também cangaceira Enedina? 

Como dito, não foi tarefa fácil. Viajamos, pesquisamos pelas estradas e nos escritos, visitamos pessoas que fizeram parte de seu mundo, entrevistamos filhos, parentes e amigos. Fomos ao impossível em busca da construção de verdades. 

Sentamos, cotejamos detalhes, discutimos situações, chegamos a consensos e dissensos, tracejamos a quatro mãos. E, enfim, a obra então foi concluída. 

E, portanto, o nosso livro já prestes a chegar às mãos daqueles que desejam conhecer a saga desse grande sertanejo com tantas e múltiplas características. Sim, muitas feições, porque Zé de Julião foi um sertanejo muito diferente do que normalmente se tem notícia.

Ora foi rebelde, crítico, sonhador, mulherengo, cangaceiro, construtor, político, por duas vezes candidato a prefeito de Poço Redondo, ora injustiçado e perseguido, envolvido no mundo coronelista, morto à traição. 

A história, ou a grandiosa e triste história de Zé de Julião. Uma saga de alegria, esperança, sofrimento e dor. E você já pode adquirir o seu livro por antecipação. Basta encomendar que logo chegará às suas mãos. Fale comigo ou com Belarmino, ou entre em contato pelo telefone 79 9 9830 5644, WhatsApp.

[*] É jornalista, escritor e advogado.